Neuropsicóloga palestra sobre o Processo histórico e implicações do direito à educação para as pessoas com deficiências, na Semana Nacional da Pessoa com Deficiência

A Psicóloga e Neuropsicóloga Dra. Paola Gianotto Braga palestrou, na quarta-feira (24/8), durante a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla 2022, sobre o tema “Processo histórico e implicações do direito à educação para as pessoas com deficiências”.

O evento ocorreu no anfiteatro do Centro de Educação Especial Girassol (CEDEG/APAE), e foi acompanhado pelos alunos, mães e funcionários da unidade escolar.

A Neuropsicóloga explicou como foi o processo histórico para que a pessoa tivesse direito à educação. Como, por exemplo, em 1997, foi vivida a fase de exclusão da pessoa com deficiência, um período em que não havia nenhuma preocupação ou atenção especial a esses alunos. Sendo rejeitados ou ignorados pela sociedade.

Chegando na fase da integração, os alunos eram encaminhados às escolas regulares/comuns para frequentarem classes especiais e salas de recurso multifuncional, após passarem por testes de inteligência, sendo preparados para adaptar-se à sociedade.

Além do direito à educação, as pessoas com deficiência também têm direito à oportunidade de trabalho. Algo conquistado com muito esforço.

“A força de trabalho não é o único benefício em ter uma pessoa com deficiência no quadro de colaboradores. “Por que não dar uma oportunidade para essas pessoas que têm sim suas habilidades e podem contribuir inclusive para a nossa própria reflexão? Porque o conhecimento é também de quem convive e trabalha com essas pessoas. Elas nos ensinam a ver as diferenças com um outro olhar, de uma outra maneira. Começam a mostrar para nós o quanto elas são capazes e o quanto nós também podemos ser”, destacou a Neuropsicóloga Dra. Paola Gianotto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *