Profissionais do CEDEG/APAE participam do 1º Seminário Integrado de Atendimento à Pessoa com TEA

Os profissionais do CEDEG/APAE, a Assistente Social Andrea Vieira, a Pedagoga Jaqueline Freitas e o Assistente Administrativo Egon Nathan Neves participaram, nos dias 03 e 04 de novembro, do 1º Seminário Integrado de Atendimento à Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA) – “Lugar de Autista é em todo lugar”.

O evento foi realizado na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS).

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul (CBMMS) apresentou a sociedade o seu protocolo de atendimento às pessoas com TEA, inspirado pelos estados de Santa Catarina e do Paraná. A norma sul-mato-grossense apresenta características, procedimentos e símbolos que podem ajudar na identificação e abordagem dessas pessoas, além de uma parte com termos técnicos descritos com significado que facilita a compreensão do que a família, médicos e terapeutas acabam por muitas vezes relatando ao socorrista.

Neste seminário foram abordados, além dos protocolos PMSC, PMPR e CBMMS, a pesquisa feita com o público interno do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul, direitos das pessoas com TEA, normativa regulamentadora de equipes que atenderão aos pacientes da saúde mental, símbolos de identificação, entre outros.

Por fim, o objetivo maior do seminário foi aproximar a população, entidades protetoras de direitos, rede de saúde, policiais, professores, bombeiros e seguranças da realidade vivida por pessoas com TEA e suas famílias. Com o intuito de desenvolver a empatia dos órgãos de resposta e ofertar um atendimento digno, eficiente e de referência em todo o âmbito nacional.

*Com informações Subcom Governo do Estado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *