Na Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (SIPAT), a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Campo Grande (APAE/CG), tem realizado diversas atividades para os seus funcionários.
Nas tardes de segunda e terça-feira, 20 e 21 de novembro, os funcionários do Centro de Educação Especial Girassol (CEDEG/APAE), do Instituto de Pesquisas, Ensino e Diagnósticos da APAE/CG (IPED/APAE) e da Diretoria Executiva da instituição, participaram da palestra “Assédio Moral e Discriminação no Ambiente de Trabalho”, com as psicólogas, a Coordenadora do setor de Formação, Orientação e Acompanhamento para o Mundo do Trabalho, Neuma Macedo e a Daniela Miranda Oliveira, ambas do IMCG (Instituto Mirim de Campo Grande).
No CEDEG/APAE, além dos funcionários, a palestra contou com a participação dos alunos e seus responsáveis.
A programação da Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho tem sido preparada pela Técnica em Segurança do Trabalho da APAE/CG, Fernanda Mesquita, junto com a CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes), que tem como presidente o Advogado, responsável pelo Compliance da instituição, Daniel Novaes.
Durante as duas tardes, foram tratadas as diferenças entre atos de gestão, assédio e discriminação e explicado como prevenir, a quem recorrer, entre outras informações úteis para a prevenção de práticas abusivas.
Entregas de Cartilhas de Prevenção
Além das orientações, os funcionários também receberam a Cartilha de Prevenção ao Assédio e Discriminação no Ambiente de Trabalho, produzida pelo Compliance, Recursos Humanos e SESMT, com o apoio da Diretoria-Geral da APAE de Campo Grande.
A cartilha traz conceitos, exemplos, tendo como principal objetivo conscientizar e provocar a reflexão nos funcionários da APAE de Campo Grande.
Na penúltima página, o funcionário tem acesso a como proceder frente ao assédio e a discriminação. A instituição disponibiliza canais de denúncias on-line, podendo ser relatado de forma identificada ou totalmente anônima, por e-mail ou QRcode pela câmera do celular e preenchimento de formulário.
“Essa parceria entre a APAE/CG e o Instituto Mirim de Campo Grande, por meio de palestras, trata-se de mais um passo na incorporação da ideia de Compliance e compreensão das modalidades de assédio. Elas vêm para somar com as conversas que já realizamos com os funcionários, a disponibilização de canais de denúncia – de forma anônima ou identificada e agora, com a distribuição de cartilha, com o objetivo de fortalecer as ideias e comportamentos positivos, tornando nosso ambiente de trabalho um lugar que gere tranquilidade e suporte para o desempenho de cada um”, afirmou o responsável pelo Compliance da instituição, Daniel Novaes.